Entre os novos talentos do audiovisual brasileiro, Ywyzar Tentehar tem se destacado por sua versatilidade. Aos 22 anos, a atriz maranhense já interpretou personagens indígenas e não indígenas ao longo da carreira.
“Esses personagens não indígenas quebram o estereótipo de que a gente só pode ser contratada no audiovisual só para falar de indígenas”, diz ao Metrópoles.
A atriz está no elenco da série Tarã, estrelada por Xuxa e Angélica, com estreia prevista para este ano no Disney+, foi escalada para viver Flávia em Vale Tudo e também estreia em Guerreiros do Sol, do Globoplay. No cinema, Ywyzar integra o elenco do longa Rio de Sangue, ao lado de Giovanna Antonelli.


Atriz indígena Ywyzar Tentehar
Balbio/Divulgação

Atriz indígena Ywyzar Tentehar
Balbio/Divulgação

Atriz indígena Ywyzar Tentehar
Balbio/Divulgação

Atriz indígena Ywyzar Tentehar
Balbio/Divulgação
Trajetória
Ywyzar saiu do Maranhão aos 11 anos, após fazer os rituais pelos quais precisava passar na infância. Boa parte dos familiares não falam português, apenas o ze’egete, língua do povo Guajajara, ao qual pertence. O destino foi o Rio de Janeiro, onde a mãe já estava morando.
Sempre com o sonho de ser artista, ela fez curso de artes visuais no Parque Lage e passou para alguns editais voltados para jovens do Museu de Arte Moderna (MAM). Mas é no audiovisual que a carreira da jovem está evoluindo.
“Ainda está caindo a ficha para mim e para o meu núcleo de pessoas mais próximas”, diz ao se referir à participação em Vale Tudo.
Veja a entrevista completa no vídeo abaixo: