12/10/2025 05:58

Um Completo Desconhecido: Timothée Chalamet brilha em ode a Bob Dylan

Quando Robert Allen Zimmerman chegou à Nova York, ele tinha o sonho de se tornar cantor. Com muito talento, rebeldia e seguindo os passos das pessoas certas, ele se tornou o fenômeno Bob Dylan, um artista que é conhecido mundialmente e marcou uma geração. Esse é o pretexto de Um Completo Desconhecido, filme de James Mangold.

A produção estreia no Brasil bastante apelo, já que foi indicado a oito categorias do Oscar, incluindo Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Atriz Coadjuvante.

Na trama, o público acompanhará os primeiros passos de Bob Dylan na música folk, que vai desde essa chegada à Nova York até os festivais de música folk de Newport e o sucesso das músicas do artista. Logo após chegar à cidade, ele vai ao hospital psiquiátrico Greystone Park para encontrar um ídolo da música, Woody Guthrie. Lá, o ídolo de Dylan está ao lado de Pete Seeger, artista e amigo de Guthrie.

1 de 8Searchlight Pictures/Reprodução
2 de 8

Filme narra início da carreira do cantor

Searchlight Pictures/Reprodução

3 de 8

Monica Barbaro está indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por sua atuação como Joan Baez em Um Completo Desconhecido

Divulgação

4 de 8

Edward Norton está indicado ao Oscar de Melhor ator Coadjuvante por sua atuação como Pete Seeger em Um Completo Desconhecido

Divulgação

5 de 8

Essa fase marca o ápice da transformação de Dylan, tanto musicalmente quanto no estilo

Searchlight Pictures/Reprodução

6 de 8

Estilo recebeu influências britânicas

Searchlight Pictures/Reprodução

7 de 8

Evolução é mostrada pela moda

Searchlight Pictures/Reprodução

8 de 8

Timothée Chalamet brilha no papel de Bob Dylan

Divulgação

Esse é o primeiro momento em que Timothée Chalamet interpreta uma música sob o nome de Bob Dylan e mostra que não foi escolhido para o papel à toa. A maneira como ele, indicado ao Oscar de Melhor Ator, canta é muito parecida com a do cantor, desde trejeitos até a voz anasalada.

O ponto mais alto do filme é a atuação de Chalamet. O ator encarna Bob Dylan de tal forma que é até possível confundir quem realmente está atuando, se é o ator ou o cantor. O norte-americano brilha nas partes em que canta, na maneira de falar e até nas expressões faciais. O filme foi feito para que todo e qualquer protagonismo fosse dele e esse foi o maior acerto de Mangold.

O diretor ainda foi muito feliz ao mostrar a genialidade do artista em compor assuntos que eram muito atuais na época, como a Crise dos Mísseis em Cuba e a música Masters of Wars, por exemplo. E também como a personalidade forte o fez ter altos e baixos.

Uma coisa que não podemos deixar de citar são as atuações dos personagens secundários, principalmente Edward Norton, como Pete Seeger; e Monica Barbaro, que interpreta Joan Baez. Os dois atuam como fio condutor da história de Bob Dylan do início ao fim do filme e são indispensáveis à história, compartilhando momentos de protagonismo na tela com Timothée Chalamet.

Como cantores, os dois demonstram uma potência vocal incrível, principalmente Barbaro. Não à toa, os dois concorrem ao Oscar 2025 como Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Ator Coadjuvante.

O diretor James Mangold se preocupa muito mais com a trajetória do cantor e com Chalamet, que deixa os conflitos um pouco de lado. Há certos momentos que geram expectativa, mas logo esfriam, como o triângulo amoroso entre Bob Dylan, Joan Baez e Sylvia, vivida por Elle Fanning; e quando o cantor se revolta por não ter liberdade para cantar o que quiser em shows.

Esses clichês sentimentais roubam minutos do filme e pouco trazem emoção, mas não estragam o conjunto da obra e a genialidade de seus intérpretes. Para o fã de música, de Bob Dylan e de Timothée Chalamet, esse é um filme imperdível.



Clique aqui para ver a Fonte do Texto

VEJA MAIS

TV de Collor desiste de voltar à Globo e fecha com a Band – 11/10/2025 – Outro Canal

Aracaju A TV Gazeta de Alagoas, emissora do ex-presidente Fernando Collor, desistiu de tentar recuperar…

Vale Tudo: Polícia descobre assassino de Odete

A trama envolvendo o assassinato de Odete Roitman (Debora Bloch) em “Vale Tudo” entra na…

Virginia se derrete com pedido de desculpas de Vini Jr. e cogita segunda chance: ‘Atitude de homem’

Após o breve término de seu affair, a influenciadora Virginia Fonseca (26) revelou que está…