A Globo definiu que a reprise de “Terra Nostra” terá sua exibição em uma versão mais curta a partir da próxima segunda-feira, 1º de setembro, na faixa “Edição Especial”. Segundo a Folha de S. Paulo, a emissora pretende evitar a chamada “barriga” da novela, expressão usada para indicar quando a trama entra em um período de marasmo.
Marcos Mion explica ‘rusga’ com Rodrigo Faro e nega rivalidade na Globo
O folhetim escrito por Benedito Ruy Barbosa foi ao ar originalmente em 1999 e, naquela época, apresentou momentos considerados arrastados pelo público, principalmente a partir da segunda metade da jornada de Giuliana, vivida por Ana Paula Arósio.
Globo aposta em Maiara e Maraisa em novela sertaneja das 19h
Para a reprise, a direção da Globo planejou então pouco mais de 150 capítulos, número que deve manter a produção no ar até o primeiro trimestre de 2026. Logo, a expectativa é que a edição mais enxuta consiga segurar o interesse dos telespectadores. “Terra Nostra” foi a terceira novela de Benedito Ruy Barbosa para o horário nobre da emissora, após “Renascer” (1993) e “O Rei do Gado” (1996).
Detalhes de ‘Terra Nostra’
O elenco reúne nomes de peso como Thiago Lacerda, Antonio Fagundes, Maria Fernanda Cândido, Débora Duarte e Raul Cortez. Ambientada no interior do Brasil entre o fim do século 19 e o início do século 20, a história acompanha o romance de Giuliana (Ana Paula Arósio) e Matteo (Thiago Lacerda), dois imigrantes italianos que se apaixonam em meio às fazendas de café do interior paulista.
Além do impacto no Brasil, “Terra Nostra” se tornou uma das novelas de maior alcance internacional da Globo. De acordo com dados da emissora, até 2023 a produção já havia sido exibida em mais de 95 países, entre eles Espanha, França, Itália, Israel, Croácia, Honduras e Marrocos.
Receba as Notícias de OFuxico em seu celular
Aliás, essa será a segunda reprise da novela na programação da Globo. Em 2004, a obra entrou no Vale a Pena Ver de Novo. M mas enfrentou baixa audiência e chegou a perder para a exibição de “Maria do Bairro” (1995) no SBT.