O sindicato dos atores e artistas do Reino Unido, Equity, manifestou-se recentemente sobre a criação de Tilly Norwood, a atriz gerada por inteligência artificial.
Conforme o Deadline, o Secretário-Geral do Equity, Paul W. Fleming, expressou profunda preocupação com a criação de Tilly Norwood e o interesse de agentes de talentos em contratá-la, classificando o evento como parte de um fenômeno preocupante maior.
“Um programa de computador criou algo fundamentalmente desconectado do trabalho de atuação, da arte de representar e, principalmente, da alma de um ser humano, e é por isso que as pessoas se envolvem com o entretenimento e com as artes cênicas: para se conectar com outros seres humanos. É um fenômeno muito, muito estranho”, afirmou.
Ele ainda acrescentou: “Estamos em um estágio da inteligência artificial em que uma quantidade imensa de dados já foi utilizada, passando por diversos processos, de modo que a fonte original torna-se cada vez mais obscura. Isso deveria preocupar todos os espectadores e trabalhadores, pois não é assim que nossos dados, nem nosso trabalho, deveriam ser utilizados”.
Bomba! Após polêmica com atriz de IA, produtor italiano anuncia o primeiro longa dirigido por inteligência artificial
Por fim, Fleming afirmou que o sindicato tem estudado a aplicação de legislações como o GDPR (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados) para exigir transparência por parte das empresas:
“Estamos buscando mecanismos legais que obriguem as empresas a revelar de onde vêm os dados usados na criação dessas tecnologias, para garantir que não haja abuso do trabalho dos nossos membros”, concluiu.
Sindicato dos atores CONDENA criação de Tilly Norwood, a primeira atriz feita por IA
Criadora de Tilly Norwood defende primeira atriz de IA: “Ela não é uma substituta”
Tilly Norwood foi lançada de forma discreta no início de 2025, com perfis no TikTok, Instagram e YouTube, antes de Van der Velden anunciar oficialmente o estúdio de talentos de IA Xicoia na semana passada.
A polêmica cresceu após um painel no Zurich Summit, evento focado na indústria do cinema, revelar que agentes de talentos estavam considerando representar Tilly como uma cliente real.
Atores como Melissa Barrera, Kiersey Clemons e Toni Collette manifestaram seu descontentamento nas redes sociais, e alguns chegaram a sugerir um boicote a agências que trabalharem com personagens gerados por IA.