12/10/2025 00:47

​Romance YA celebra a cultura muçulmana – BLUP Blog LineUP

Em “Quatro Eids e um funeral”, as autoras Faridah Àbíké-Íyímídé e Adiba Jaigirdar trazem representatividade islâmica, negra e LGTQIAPN+ em uma história sobre amizade e pertencimento

A preservação da memória, tradições culturais e religiosas de um povo podem unir até mesmo aqueles que não desejam mais estar juntos. Tiwa Olatunji e Said Hossain, melhores amigos de infância, agora mal se suportam desde que o rapaz se mudou para um colégio interno sofisticado e deixou de lado suas raízes. Porém, quando o centro islâmico da cidade pega fogo pouco antes do Eid, a celebração mais importante do calendário muçulmano, os dois precisam se ajudar para impedir a demolição do local.

A partir desse incidente, a trajetória dos protagonistas volta a se entrelaçar em Quatro Eids e um funeral, comédia romântica escrita pela best-seller do New York Times Faridah Àbíké-Íyímídé, em parceria com a também autora muçulmana Adiba Jaigirdar. Para além da missão em prol da comunidade islâmica, os adolescentes precisam enfrentar a perda da Sra. Barnes – uma bibliotecária por quem nutriam um grande carinho –, após sua morte, ela deixou um adorável gato para a dupla cuidar, aproximando ainda mais os jovens contra a vontade deles.

Ao enfrentar a dor do luto, os problemas do passado e o prefeito da cidade que não quer salvar a Mesquita local, Tiwa e Said necessitam reconstruir a confiança um no outro se quiserem manter a cultura de seu povo viva. Com trope literário de amigos-para-inimigos-para-amantes, o livro é contado pelo ponto de vista dos dois protagonistas: ambos se revezam como narradores, e trazem flashbacks para mostrar as celebrações de Eids anteriores, a fim de explicar a relação dos amigos com o passar dos anos. 

[…] Sei que o prefeito William já disse que não vai reconstruir, mas você precisava ver que a comunidade quer isso. O centro islâmico não é um espaço comunitário para os muçulmanos de Nova Crosshaven, é também onde oramos, onde temos aula de árabe, onde fazemos as festas da henna. Sem isso, muitas pessoas vão perder seu emprego e sua rede de apoio.

(Quatro Eids e um funeral, p. 151)

Neste Young Adult lançado no Brasil pela Plataforma21, Àbíké-Íyímídé e Jaigirdar utilizam de uma escrita bem-humorada para alertar sobre casos de racismo e islamofobia contra imigrantes. Quatro Eids e um funeral celebra a sociedade Islã e o poder da amizade, além de trazer representatividade nigeriana, porto-riquenha, LGBTQIAPN+ e bengali-muçulmano. Reflexões sobre morte, recomeços, laços familiares e amadurecimento na adolescência também fazem parte desta história – principalmente para os jovens que precisam conciliar as expectativas dos pais com os próprios sonhos pessoais.

Fica técnica:
Título: Quatro Eids e um funeral 
Título original: Four Eids and a Funeral 
Autoras: Faridah Àbíké-Íyímídé e Adiba Jaigirdar 
Editora/selo: Plataforam21
ISBN do livro físico: 978-65-5008-037-2 
ISBN do e-book: 978-65-5008-038-9 
Edição/ano: 1ª ed./2025 
Gênero: Comédia romântica 
Público-alvo: Jovem adulto +14 anos
Número de páginas: 320
Preço: R$ 79,90 



Clique aqui para ver a Fonte do Texto

VEJA MAIS

Não foi só Odete Roitman; grandes cenas de 'Vale Tudo' também foram assassinadas no remake

Quem dera fosse só Odete Roitman (Debora Bloch) a assassinada em “Vale Tudo“. Manuela Dias,…

Próximo capítulo da novela, sábado, 11

No capítulo de Dona de Mim deste sábado, 11 de outubro, na Globo, Kami e…

HITMAKER fala sobre projeto em benefício do UNICEF: ‘Escolha, empatia e união’

HITMAKER, sucesso no universo do funk e da música pop brasileira, lançou no dia 03…