05/08/2025 09:06

​Romance YA celebra a cultura muçulmana – BLUP Blog LineUP

Em “Quatro Eids e um funeral”, as autoras Faridah Àbíké-Íyímídé e Adiba Jaigirdar trazem representatividade islâmica, negra e LGTQIAPN+ em uma história sobre amizade e pertencimento

A preservação da memória, tradições culturais e religiosas de um povo podem unir até mesmo aqueles que não desejam mais estar juntos. Tiwa Olatunji e Said Hossain, melhores amigos de infância, agora mal se suportam desde que o rapaz se mudou para um colégio interno sofisticado e deixou de lado suas raízes. Porém, quando o centro islâmico da cidade pega fogo pouco antes do Eid, a celebração mais importante do calendário muçulmano, os dois precisam se ajudar para impedir a demolição do local.

A partir desse incidente, a trajetória dos protagonistas volta a se entrelaçar em Quatro Eids e um funeral, comédia romântica escrita pela best-seller do New York Times Faridah Àbíké-Íyímídé, em parceria com a também autora muçulmana Adiba Jaigirdar. Para além da missão em prol da comunidade islâmica, os adolescentes precisam enfrentar a perda da Sra. Barnes – uma bibliotecária por quem nutriam um grande carinho –, após sua morte, ela deixou um adorável gato para a dupla cuidar, aproximando ainda mais os jovens contra a vontade deles.

Ao enfrentar a dor do luto, os problemas do passado e o prefeito da cidade que não quer salvar a Mesquita local, Tiwa e Said necessitam reconstruir a confiança um no outro se quiserem manter a cultura de seu povo viva. Com trope literário de amigos-para-inimigos-para-amantes, o livro é contado pelo ponto de vista dos dois protagonistas: ambos se revezam como narradores, e trazem flashbacks para mostrar as celebrações de Eids anteriores, a fim de explicar a relação dos amigos com o passar dos anos. 

[…] Sei que o prefeito William já disse que não vai reconstruir, mas você precisava ver que a comunidade quer isso. O centro islâmico não é um espaço comunitário para os muçulmanos de Nova Crosshaven, é também onde oramos, onde temos aula de árabe, onde fazemos as festas da henna. Sem isso, muitas pessoas vão perder seu emprego e sua rede de apoio.

(Quatro Eids e um funeral, p. 151)

Neste Young Adult lançado no Brasil pela Plataforma21, Àbíké-Íyímídé e Jaigirdar utilizam de uma escrita bem-humorada para alertar sobre casos de racismo e islamofobia contra imigrantes. Quatro Eids e um funeral celebra a sociedade Islã e o poder da amizade, além de trazer representatividade nigeriana, porto-riquenha, LGBTQIAPN+ e bengali-muçulmano. Reflexões sobre morte, recomeços, laços familiares e amadurecimento na adolescência também fazem parte desta história – principalmente para os jovens que precisam conciliar as expectativas dos pais com os próprios sonhos pessoais.

Fica técnica:
Título: Quatro Eids e um funeral 
Título original: Four Eids and a Funeral 
Autoras: Faridah Àbíké-Íyímídé e Adiba Jaigirdar 
Editora/selo: Plataforam21
ISBN do livro físico: 978-65-5008-037-2 
ISBN do e-book: 978-65-5008-038-9 
Edição/ano: 1ª ed./2025 
Gênero: Comédia romântica 
Público-alvo: Jovem adulto +14 anos
Número de páginas: 320
Preço: R$ 79,90 



Clique aqui para ver a Fonte do Texto

VEJA MAIS

Com Geraldo Luís, a estreia do Aqui Agora registra apenas a quarta colocação em audiência

Geraldo Luis no Aqui Agora. Foto: Reprodução/SBT Após sucessivos adiamentos, o SBT finalmente lançou a…

Record garante vice-liderança nacional com transmissão de Ceará x Flamengo pelo Brasileirão

Foto: Gilvan de Souza / CRF A Record colheu bons frutos com a transmissão da…

Dona de Mim: Abel tem cenas para irem ao ar após sua morte

Tony Ramos finalizou suas gravações em “Dona de Mim”, mas sua presença na novela das…