12/10/2025 00:52

Quem é Hamdan Ballal, vencedor do Oscar sequestrado em Israel

O cineasta Hamdan Ballal, co-diretor da produção de Sem Chão (No Other Land, nome original), filme vencedor do Oscar de Melhor Documentário de 2025, foi espancado por soldados israelenses e possivelmente sequestrado. As informações foram compartilhadas por Yuval Abraham, diretor do filme em seu perfil no X, antigo Twitter.


Saiba quem é Hamdan Ballal

  • Ballal é um fotógrafo da cidade de Susiya, na Cisjordânia.
  • Ele participou da direção do documentário Sem Chão sobre a destruição de um assentamento palestino pelas Forças de Defesa de Israel junto com Basel Adra, Rachel Szor e Yuval Abraham, em sua estreia na direção.
  • O filme estreou no Festival Internacional de Cinema de Berlim, em 2024.
  • Ballal já recebeu mais de 40 prêmios, incluindo o BAFTA e o Oscar de Melhor Documentário.
  • Ele também trabalha como ativista de direitos humanos para a Humans of Masafer Yatta, B’Tselem e outras organizações. Como pesquisador, ele investiga violações de direitos humanos por parte das autoridades israelenses.

Sobre o filme Sem Chão

O filme vencedor do Oscar é uma coprodução entre Palestina e Noruega, feito por um coletivo palestino-israelense de ativistas. A trama segue Basel Adra, um jovem ativista palestino que, desde criança, luta contra o deslocamento de seu povo pelos militares israelenses em Masafer Yatta. Ele documenta a destruição de sua comunidade e forma uma amizade com Yuval, um jornalista judeu israelense, o que desafia as diferenças entre suas condições de vida.

1 de 3

Poster do filme Sem Chão / No Other Land

Divulgação

2 de 3

Cena do filme Sem Chão / No Other Land

Divulgação

3 de 3

Cena do filme Sem Chão / No Other Land

Divulgação

Embora o filme não tenha encontrado distribuidor nos EUA, foi exibido no Film at Lincoln Center, em Nova York, em novembro de 2024, qualificado para o Oscar. No Brasil, já está sendo exibido em algumas cidades brasileiras, como em São Paulo, no CineSesc.

Com aclamação universal, o filme obteve 100% de críticas positivas no Rotten Tomatoes, com uma média de 8,9/10, e recebeu uma pontuação de 93 no Metacritic. Foi classificado entre os melhores documentários de 2024, figurando nas listas da Cineuropa, Screen International e Deadline Hollywood.





Clique aqui para ver a Fonte do Texto

VEJA MAIS

Não foi só Odete Roitman; grandes cenas de 'Vale Tudo' também foram assassinadas no remake

Quem dera fosse só Odete Roitman (Debora Bloch) a assassinada em “Vale Tudo“. Manuela Dias,…

Próximo capítulo da novela, sábado, 11

No capítulo de Dona de Mim deste sábado, 11 de outubro, na Globo, Kami e…

HITMAKER fala sobre projeto em benefício do UNICEF: ‘Escolha, empatia e união’

HITMAKER, sucesso no universo do funk e da música pop brasileira, lançou no dia 03…