12/10/2025 00:51

Por que o Oscar se chama Oscar?

O Oscar, que teve sua primeira edição em 1929 e premiou produções cinematográficas de 1927 e 1928, é uma das maiores celebrações do cinema mundial. Focado nas melhores realizações do cinema norte-americano e internacional, é considerado um marco anual de reconhecimento e prestígio para a indústria cinematográfica.

Originalmente denominado “Academy Award of Merit” (Prêmio de Mérito da Academia), o prêmio logo passou a ser associado de forma popular à estatueta entregue aos vencedores, conhecida mundialmente como Oscar.

A origem desse nome, no entanto, é cercada de mistérios e várias teorias, sendo três as explicações mais citadas para a adoção desse apelido.

A versão mais conhecida é a que envolve a secretária executiva da Academia, Margaret Herrick, que em 1931, ao ver a estatueta pela primeira vez, exclamou: “Parece meu tio Oscar!”. Contudo, essa explicação foi contestada por historiadores, que descobriram que Margaret não tinha um tio chamado Oscar. Alguns acreditam que a referência tenha sido, na verdade, a um primo distante, mas a história persiste como uma das mais difundidas.

Outra teoria vem do colunista de cinema Sidney Skolsky, que, ao cobrir a cerimônia do Oscar para o New York Daily News, teria sido o primeiro a utilizar o termo “Oscar” publicamente, em 17 de março de 1934. Embora Skolsky tenha sido o primeiro a divulgar o apelido na imprensa, alguns afirmam que o termo já circulava nos bastidores da Academia antes de sua menção, sendo tratado até como uma piada interna entre os membros da organização.

A terceira versão atribui a origem do nome à atriz Bette Davis, que teria comparado a estatueta com seu marido, o trompetista Harmon Oscar Nelson, devido à semelhança entre o nome e a peculiar aparência da estatueta. Independentemente da versão mais precisa, a Academia optou por adotar oficialmente o nome “Oscar” a partir de 1939, quando passou a reconhecer oficialmente o apelido.

A estatueta do Oscar, símbolo do prêmio, representa um cavaleiro segurando uma espada sobre um rolo de filme, uma imagem que remete ao poder e à grandiosidade da indústria cinematográfica. A produção dos troféus, em número de 50 anuais, fica a cargo da Polich Tallix Fine Art Foundry, uma fundição de Nova York. Cada estatueta é feita de bronze sólido e coberta com ouro 24 quilates, pesando 3,8 quilos e medindo 34 centímetros de altura. O processo de fabricação é meticuloso e leva cerca de três meses para ser concluído. Materialmente, cada Oscar é avaliado entre US$ 500 e US$ 900, com base na cotação do ouro, mas seu valor subjetivo é incalculável, representando para o vencedor o reconhecimento de um esforço imenso, a conquista do sucesso e a consagração do talento na indústria cinematográfica.

Você sabia?



Clique aqui para ver a Fonte do Texto

VEJA MAIS

Não foi só Odete Roitman; grandes cenas de 'Vale Tudo' também foram assassinadas no remake

Quem dera fosse só Odete Roitman (Debora Bloch) a assassinada em “Vale Tudo“. Manuela Dias,…

Próximo capítulo da novela, sábado, 11

No capítulo de Dona de Mim deste sábado, 11 de outubro, na Globo, Kami e…

HITMAKER fala sobre projeto em benefício do UNICEF: ‘Escolha, empatia e união’

HITMAKER, sucesso no universo do funk e da música pop brasileira, lançou no dia 03…