24/04/2025 07:32

  • Home
  • Celebridades
  • Por que o Anel de Papa Francisco foi destruído? Entenda o paradeiro da joia

Por que o Anel de Papa Francisco foi destruído? Entenda o paradeiro da joia

Anel de Papa Francisco foi destruído nesta segunda-feira (21), no mesmo dia que o pontífice morreu; saiba o motivo

O Anel do Pescador, a joia utilizada pelos Papas, foi destruído nesta segunda-feira (21) logo após a morte do Papa Francisco. O pontífice faleceu na madrugada de ontem vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e subsequente insuficiência cardíaca. Mas por que a joia do pontifex maximus já foi quebrada?

Por que o Anel de Papa Francisco foi destruído?

Destruir o anel papal é uma tradição após a morte de um pontífice. Mas o motivo vai além da cultura: o anel é quebrado para que não haja falsificação da joia, evitando forjamento de documentos e selos enquanto um novo líder não é eleito. Hoje em dia, o anel é apenas simbólico, mas ele era usado para autenticar cartas e documentações no passado. 

O Anel do Pescador, porém, não é o mesmo que Francisco utilizava no dia a dia. Trata-se de uma peça de ouro que foi dada ao pontífice no dia de sua eleição e contém a imagem do primeiro Papa da história, São Pedro, além do nome do atual pontífice. 

Moderno e avesso as tradições do Vaticano, Francisco optou por ter um anel de prata estilizado com uma cruz, o que nunca aconteceu anteriormente. Mesmo assim, ele ganhou o tradicional anel de ouro conforme a tradição exige.

O que está escrito no testamento do papa Francisco?

Entre os pedidos expressos no testamento, o papa Francisco revelou o desejo de ser sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, um local pelo qual demonstrava devoção ao longo de todo seu pontificado.

“Desejo que minha última viagem terrena se conclua justamente neste antiquíssimo santuário Mariano, onde costumava rezar no início e no fim de cada Viagem Apostólica, confiando com fé minhas intenções à Mãe Imaculada e agradecendo-Lhe pelo cuidado dócil e materno“, escreveu. No mesmo trecho, ele especificou: “O sepulcro deve estar na terra; simples, sem ornamentos especiais, e com a única inscrição: Franciscus”.

Leia mais: Na infância, Papa Francisco viveu grande amor: ‘Se não casar com você, viro papa’





Clique aqui para ver a Fonte do Texto

VEJA MAIS

destaque para Série B e Bundesliga

Foto: Facebook/Novorizontino A RedeTV! preparou uma programação especial para os fãs de futebol nesta semana,…

Série B rende bons índices de audiência para ESPN na TV por assinatura

Foto: Jorge Luís Totti/Paysandu A Série B do Campeonato Brasileiro começou com o pé direito…

‘A Época da Inocência’: Clássico da literatura vai ganhar minissérie pela Netflix

A Netflix deu o sinal verde para a produção de uma minissérie baseada no clássico…