Foto: Reprodução |
O mercado brasileiro de mídia esportiva ganha um novo player a partir de sábado, 16 de agosto, com a estreia oficial do X-Sports, canal de TV aberta operado pelo Grupo Kalunga. A emissora ocupará o canal 32 em São Paulo, antiga frequência da extinta MTV Brasil, e terá programação 100% voltada ao esporte, com foco especial em transmissões ao vivo, que devem representar 40% a 50% da grade.
A proposta do X-Sports é oferecer um conteúdo multiplataforma, com parte da programação também disponível no YouTube, exceto os campeonatos que têm exclusividade contratual para a TV aberta. O canal já chega com um pacote robusto de direitos esportivos e um time de profissionais experientes.
Grandes nomes e grandes ligas
Por meio de um sublicenciamento com a ESPN, do Grupo Disney, a X-Sports adquiriu os direitos de transmissão para TV aberta de campeonatos internacionais de peso, como: Premier League (Inglaterra), LaLiga (Espanha), Serie A (Itália), Liga Portugal, EFL Championship (Segunda Divisão da Inglaterra), Copa do Rei da Espanha e Copa da Alemanha.
Foco em parcerias e expansão
Segundo José Roberto Garcia, CEO da Kalunga, a emissora tem ambição de disputar direitos de torneios nacionais tão logo surjam oportunidades: “Os campeonatos locais já estão comprometidos com alguma emissora, mas, assim que tiver espaço, vamos lutar por esses torneios.”
Garcia também destacou o perfil colaborativo do projeto: “Como somos focados só em esporte, o que é um pouco diferente das grades das outras emissoras, isso nos possibilita fazer acordo com eles mesmos, como parceiros. Podemos fazer negociação junto, como também com as pay TVs, como a ESPN e outras”.
O lançamento do X-Sports já começa a ser promovido a partir de quarta-feira (6) com uma campanha na frequência do canal 32 e ações de mídia digital e out-of-home (OOH) nas capitais São Paulo e Rio de Janeiro. Atualmente, a faixa é ocupada por programação da Igreja Mundial do Poder de Deus, com 22 horas diárias.
A chegada do X-Sports movimenta o mercado e amplia as opções de cobertura esportiva na TV aberta, com uma proposta editorial especializada e um investimento relevante em talentos e direitos de transmissão.