29/06/2025 03:42

  • Home
  • Esporte
  • Kantar Ibope Media lança ferramenta para unificação de medição de audiência esportiva

Kantar Ibope Media lança ferramenta para unificação de medição de audiência esportiva

Foto: Raul Barreta/Santos

A Kantar Ibope Media anunciou o lançamento do “Sports Audience Measurement”, uma ferramenta inovadora que permitirá a medição unificada da audiência de transmissões esportivas na TV aberta, TV por assinatura e plataformas de streaming. A informação foi divulgada por Allan Simon, no UOL.

A nova metodologia coloca todas as mídias em uma mesma régua, padronizando e tornando os dados comparáveis entre os diferentes meios de transmissão. Inicialmente, os jogos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil serão os primeiros a serem mensurados com essa nova abordagem.

Na prática, a ferramenta elimina distorções provocadas por diferenças de peso na pontuação entre TV aberta e TV paga, além de corrigir a conversão simplificada do número de aparelhos conectados ao streaming em pontos de audiência da TV aberta – um processo que não era estatisticamente preciso.

“O futebol continua sendo um fenômeno de audiência, mas o jeito de assistir mudou completamente. E, diante disso, o mercado precisava de uma resposta clara sobre o que está de fato acontecendo com o consumo dessas competições”, explicou Adriana Favaro, vice-presidente de Negócios da Kantar Ibope Media.

O modelo foi desenvolvido no Brasil e promete medições mais precisas ao considerar o “co-viewing” – a audiência compartilhada dentro dos lares –, além de consolidar um banco de dados de performances entre diferentes plataformas. A previsão é que, a partir de 2026, esses dados sejam publicados de forma ampliada.

A Kantar Ibope Media destacou ainda que sua metodologia parte do princípio de que, durante transmissões esportivas, os streamings funcionam como canais lineares, atraindo audiências simultaneamente. Isso permitirá que o sistema utilize aparelhos que detectam o áudio dos programas em TVs e smart TVs para realizar a medição com maior precisão.

A novidade promete impactar significativamente o mercado de transmissão esportiva no Brasil, trazendo mais clareza e transparência aos dados de audiência, algo essencial para anunciantes, emissoras e plataformas digitais que disputam a atenção dos torcedores.





Clique aqui para ver a Fonte do Texto

VEJA MAIS

‘Quarteto Fantástico: Primeiros Passos’: Disney divulga imagem do Edifício Baxter; Confira!

‘Quarteto Fantástico: Primeiros Passos’ está cada vez mais próximo de sua estreia, e agora a…

O que acontece com Sofia em Dona de Mim? Sexto sentido de Leo salva a menina · Notícias da TV

Sofia (Elis Cabral) já entrou na mira de Vanderson (Armando Babaioff) em Dona de Mim,…

Globo e Band demonstram interesse em renovar direitos do Campeonato Carioca para 2026

Gilvan de Souza/CRF As emissoras Globo e Band estão dispostas a renovar seus contratos de…