O lançamento do Disney+ ao redor do mundo abriu portas para que a Marvel Studios expandisse o Universo Cinemático Marvel para as telinhas – com produções como ‘WandaVision’, ‘Falcão e o Soldado Invernal’ e ‘Loki’. E um dos títulos que faz parte da divisão Marvel Television é a série documentária ‘Marvel Studios: Avante’, que explora os bastidores dos filmes e dos programas televisivos da Saga do Multiverso.
O primeiro deles foi lançado em março de 2021, explorando o making-of de ‘WandaVision’, série centrada na Feiticeira Escarlate e no Visão. Pouco depois, títulos como ‘Falcão e o Soldado Invernal’, ‘Viúva Negra’, ‘What If…?’ e muitos outros foram lançados para esquadrinhar os bastidores da Fase 4 do MCU.
Para a Fase 5, a franquia ganhou mais títulos especiais que nos levaram para detrás das câmeras de ‘Guardiões da Galáxia Vol. 3’, ‘Deadpool & Wolverine’ e ‘Agatha Desde Sempre’. Entretanto, este ano, nenhum título da Marvel integrou o ‘Marvel Studios: Avante’, com a série sendo oficialmente cancelada em junho.
Agora, o The DisInsider fez uma análise detalhada do cancelamento dos documentários, explicando: “fontes da indústria afirmam que a Disney+ e a Marvel Studios não têm planos de trazer a série de volta tão cedo”.
O site acrescenta: “a Disney não cancelou Assembled porque as pessoas odiaram. A verdade é muito mais prosaica: dinheiro. Cada minuto de conteúdo no Disney+ custa algo para a empresa, mesmo um documentário que usa principalmente imagens gravadas durante a produção normal”.
“Esses custos se acumulam. Quando a Disney analisou os números, a audiência dos episódios de ‘Avante’ simplesmente não justificava manter a série no ar. A triste verdade sobre o streaming é que cada programa, mesmo um documentário de baixo orçamento, precisa se esforçar muito para entrar no serviço”.
O relatório aponta ainda que o especial sobre ‘Agatha Desde Sempre’ foi lançado gratuitamente no YouTube – ou seja, não era exclusivo do Disney+. “Essa ação deixou claro que a direção não acreditava mais que o programa atrairia ou fidelizaria clientes”, acrescenta a publicação.