Foto: Instagram/Gabriel Bortoleto |
A Fórmula 1 voltará à tela da Globo a partir de 2026. O Grupo Globo anunciou oficialmente nesta sexta-feira (11) a aquisição dos direitos de transmissão da principal categoria do automobilismo mundial para o triênio 2026-2028. O curioso é que, mesmo sem ter feito a proposta mais alta, a emissora conseguiu garantir o pacote, superando concorrentes como Band e Record.
Segundo apuração da jornalista Julianne Cerasoli, do UOL Esporte, a Globo ofereceu US$ 8 milhões por temporada, enquanto a Band chegou a propor US$ 10 milhões e a Record surpreendeu com uma oferta de US$ 13 milhões anuais. Ainda assim, a Liberty Media — empresa que administra os direitos comerciais da F1 — optou por renovar com o Grupo Globo, apostando no poder de alcance da emissora.
A decisão da Liberty foi estratégica. Embora financeiramente menos vantajosa, a proposta da Globo oferece um retorno maior em termos de visibilidade, audiência e presença multiplataforma. Além da TV aberta, a categoria será exibida com cobertura completa no sportv e Globoplay, além de forte presença editorial no ge.globo. A ideia é ampliar o engajamento da base de fãs e reforçar a relevância do campeonato entre o público brasileiro.
Outro ponto de peso considerado foi o espaço dado à Fórmula 1 nos principais telejornais e programas da Globo, como o Jornal Nacional e o Fantástico, o que contribui para manter o esporte em evidência ao longo da temporada.
Ainda assim, o número de corridas que serão exibidas na TV aberta pela Globo será inferior ao que Band e Record prometeram: serão 15 das 24 provas previstas no calendário. No sportv, por outro lado, a cobertura será extensa, com transmissão de todos os treinos, classificações, corridas sprint e grandes prêmios na íntegra, além de programas especiais.
Com isso, a Globo consolida mais uma vez sua posição como principal vitrine da Fórmula 1 no Brasil, mesmo diante de concorrência agressiva.