A ex-primeira-dama do Rio de Janeiro, Mariangeles Maia morreu na noite desta sexta-feira, 05/09, aos 76 anos. Ela estava internada na Clínica São Vicente, localizada na Gávea, na Zona Sul da capital fluminense.
Segundo as informações do G1, a esposa de César Maia, ex-prefeito do Rio, faleceu em decorrência de um AVC hemorrágico.
A prefeitura do Rio decretou luto oficial de três dias na cidade, como forma de homenagear a ex-primeira-dama, que será velada neste domingo, 07/09. O velório será no Palácio da Cidade, em Botafogo, e o enterro ocorrerá no Cemitério São João Batista.
Quem era Mariangeles Maia?
Casada há 56 anos com César Maia, ex-prefeito do Rio e atualmente vereador, Mariangeles nasceu em Santiago, no Chile, onde conheceu o marido. Em 1969, durante o regime militar no Brasil, o político fico exilado no país da amada.
Juntos, eles tiveram dois filhos: Rodrigo Maia e Daniela Maia. Ao todo, Mariangeles teve 8 netos.
Ao longo dos três mandatos do marido, que durou 12 anos, ela exerceu as funções de primeira-dama e liderou a obra social da cidade, aplicando políticas públicas para ajudar o povo em situação de vulnerabilidade.
Os filhos seguiram o exemplo do pai como políticos: Rodrigo é o ex-presidente da Câmara dos Deputados, enquanto Daniela Maia é a atual secretária de turismo do Rio de Janeiro.
Pronunciamento do filho
Abalado com a perda, Rodrigo Maia fez um post comovente em homenagem à mãe. “Amigos, com imensa tristeza compartilho que minha mãe, Mariangeles, nos deixou. Ela viveu uma vida cheia de história e amor, sempre ao lado do meu pai, Cesar Maia, com quem dividiu praticamente toda a sua trajetória. Foi uma mãe e avó sempre presente e maravilhosa”, disse.
E completou: “Minha mãe foi o elo da nossa família, o alicerce que nos unia e o exemplo de vida que sempre seguiremos. Seu amor permanecerá para sempre em nossos corações. Obrigado, mãe, por tanto”
Leia mais: Em coma vigil, cantora gospel surge com a filha após alta do hospital; veja