Após passar por uma cirurgia para remoção de tumor no pâncreas, o apresentador Edu Guedes tomou uma decisão sobre os próximos passos de sua vida
Após o apresentador Edu Guedes passou por uma cirurgia para remoção de um tumor no pâncreas, o chefe de cozinha tomou uma decisão sobre sua vida profissional: ele volta ao trabalho nesta terça-feira (05/08), ao vivo, às 10h, no programa Fica com a Gente, da Rede TV!
Nova etapa da vida
Segundo entrevista do chefe de cozinha à Quem, a decisão de voltar a trabalhar foi para não ficar em casa pensando no pior, mas será com uma carga reduzida. “Minha rotina como era — até por escolha — não será mais a mesma. Porque às vezes não tinha folga, trabalhava sábado, domingo, feriado, até tarde. E estou mudando. Meu retorno à TV está sendo mais tranquilo. Apesar de eu ter um programa diário, estamos pensando em reduzir o tempo para ser mais tranquilo e bom ao mesmo tempo”.
“Desde a notícia que tive, não deixo espaço — nem nunca deixei — para pensar no pior. Tenho que ser racional, que saber do risco, que não é uma doença simples de ser resolvida, como até agora não foi, mas sempre procuro enfrentar tudo e nunca pensar negativo. Acredito que acabamos atraindo aquilo que temos em mente, então sempre pensei que tudo vai dar certo e sempre executei da melhor forma possível. Agora, depois da cirurgia, também”, concluiu Edu.
Relembre a jornada do apresentador contra a doença
A jornada de Edu Guedes rumo ao diagnóstico começou com uma infecção decorrente de um cálculo renal, que escalou para complicações renais e culminou na descoberta de um tumor no pâncreas. Este tipo de câncer é conhecido por sua agressividade e prognóstico desafiador, com menos de 10% dos pacientes vivendo após um determinado período. A notícia exigiu que o apresentador passasse por uma série de procedimentos cirúrgicos complexos.
Apesar da gravidade, a detecção precoce do tumor, localizado na cauda do pâncreas, foi um fator crucial para o sucesso das intervenções. Edu Guedes tem respondido bem ao tratamento, que não exigiu quimioterapia ou radioterapia, e segue em recuperação, focado em mudanças na dieta e no acompanhamento médico contínuo. Sua fala reflete uma mentalidade de resiliência: “Você ter que esperar alguma coisa para ter a possibilidade de estar livre daquilo, não é fácil. Mas o que a gente tem que fazer é pensar positivo e não ficar reclamando. Se não, a gente vai reclamar 24 horas por dia. Pensar positivo porque a cabeça é que está no comando do resto das coisas”, declarou o chefe em uma entrevista.
Leia também: Em tratamento contra o câncer, Edu Guedes se declara para a filha: ‘Não desistiu’