27/04/2025 15:59

  • Home
  • Entretenimento
  • Com releitura de fotos históricas, ‘Instantes Cruzados’ recebe novos fotógrafos em segunda temporada inédita e exclusiva – BLUP Blog LineUP

Com releitura de fotos históricas, ‘Instantes Cruzados’ recebe novos fotógrafos em segunda temporada inédita e exclusiva – BLUP Blog LineUP

Maurício Hora abre nova temporada com foto que reinterpreta a Guerra de Canudos (Imagem: Divulgação/Curta!)

 

Para entender o nosso presente, é preciso olhar para os caminhos trilhados no passado, e essa jornada é feita através do fotojornalismo na série original “Instantes Cruzados”, que combina registros atuais e imagens históricas. Convidados pelo fotógrafo e antropólogo Milton Guran, oito fotógrafos debatem sobre registros que marcaram a história do Brasil e são desafiados a reinterpretar a imagem em uma nova foto. Em sua segunda temporada, a produção — que estreia com exclusividade no Curta! — apresenta, em oito episódios, os trabalhos de Maurício Hora, Leo Lima, Paula Trope, Mariana Mayara, Betina Polaroid, Rogério Reis, Pedro Vasquez e Kamikia Pentotxi Trumai Kisêdjê.
 
No primeiro episódio, “Casa Grande e Senzala”, Milton Guran recebe Maurício Hora. Fotógrafo, ativista e líder comunitário do Morro da Providência, na região central do Rio de Janeiro, sua conexão, curiosidade e paixão pela foto vem de família.
 

“Muitas das minhas fotos não eram uma forma de denúncia, não eram uma forma de mostrar a carência ou a desigualdade. Mas porque eu via beleza nas coisas, e tinha de fazer o registro”, conta.
 

Conectado às suas raízes, Maurício é desafiado por Guran a fazer uma releitura de uma foto que dialoga diretamente com a sua vida. A proposta é fazer um novo registro que se relacione a uma icônica imagem de Flávio de Barros, célebre por ter captado os últimos dias da Guerra de Canudos. Anos depois, os soldados enviados ao interior da Bahia para arrasar a comunidade liderada por Antônio Conselheiro voltariam ao Rio de Janeiro para se estabelecer no que é hoje o Morro da Providência.
 

“Venho pesquisando essa história de Canudos há muitos anos, então sempre me deparei com essa fotografia, que é um relato da condição que o nosso povo viveu numa época. E ela nos mostra o que não deve acontecer de novo”, afirma Maurício.
 

Dirigida por Sérgio Bloch, a série “Instantes Cruzados” percorre a história do Brasil a partir da fotografia. Da chapa de vidro até às câmeras digitais, os convidados analisam contextos, cenários e personagens que ajudam a explicar o país.
 

“Fotografia é memória. Informação é história. Fotografia é arte”, define Milton Guran.
 

“Instantes Cruzados” é uma produção da Ocean Films, viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A série também pode ser vista no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro tv+ e no site oficial da plataforma (CurtaOn.com.br). Os episódios ficam disponibilizados um dia após a estreia na televisão. A estreia é no dia temático Terças das Artes, 25 de fevereiro, às 22h.



Clique aqui para ver a Fonte do Texto

VEJA MAIS

Web reage a estreia Debora Bloch estreia como Odete Roitman

Após três semanas no ar, a nova versão de “Vale Tudo” trouxe, no capítulo deste…

Desfechos surpreendem no final de ‘Volta por Cima’

A novela “Volta por Cima” se despediu da grade de programação da TV Globo neste…

‘Depois de 14 anos’ · Notícias da TV

Fátima Bernardes marcou presença na comemoração de 60 anos da Globo. No dia do aniversário…