26/10/2025 03:40

  • Home
  • Entretenimento
  • ​Bate-papo com Jussara Santos e performance musical celebram lançamento de livro em São Paulo – BLUP Blog LineUP

​Bate-papo com Jussara Santos e performance musical celebram lançamento de livro em São Paulo – BLUP Blog LineUP

Evento que destaca a importância do afeto e da educação antirracista na primeira infância acontece no dia 6 de abril, na Livraria da Vila

No dia 6 de abril, o auditório da Livraria da Vila (Fradique Coutinho) recebe um evento especial para marcar o lançamento do livro Democratização do colo: Educação antirracista para e com bebês e crianças pequenas, de Jussara Santos. A programação inclui um bate-papo com a autora, sessão de autógrafos e a performance “Colo para erê: afeto, canções e tambor”, apresentada pelas artistas Nega Duda e Beth Beli. Os encontros serão mediados por Teresa Teles.  

A obra, publicada pela Papirus Editora, propõe reflexões sobre o acolhimento, a representatividade e o combate ao racismo desde os primeiros anos de vida, enfatizando como o afeto e a presença ativa dos adultos são essenciais para a construção de uma sociedade mais justa. 

Com início às 15h30, o evento é uma oportunidade para educadores, famílias e todos aqueles interessados na infância e na luta antirracista se aprofundarem no tema e vivenciarem, por meio da música e da troca de experiências, a potência do colo como ferramenta de transformação. 

Serviço: 
Lançamento do livro Democratização do colo: Educação antirracista para e com bebês e crianças pequenas 
Data: 06/04 (domingo) 
Horário: 15h30 
Local: Auditório da Livraria da Vila – Rua Fradique Coutinho, 915 – Vila Madalena – 
São Paulo/SP 
Performance musical: “Colo para erê: afeto, canções e tambor”, com Nega Duda e Beth Beli 
Entrada: Franca 
Mais informaçõesLink do evento 

Sinopse 

Esse livro é fruto de escuta realizada durante os 20 anos em que a autora atuou na educação infantil. Pesquisas indicam que, historicamente, bebês negros ganharam e ganham menos colo e precisam ser mais independentes, uma vez que suas presenças são ostracizadas em instituições educacionais.  

A obra faz uma convocação para que o colo seja direito de bebês e crianças negros, migrantes, indígenas, brancos e traz possibilidades de caminhos, além de reflexões à implementação da Lei n. 10.639/2003, que assevera o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira.  

Cenas reais do cotidiano e pedidos de mães negras compõem esse texto, que espera contribuir para a formação continuada de educadores de espaços formais e informais, mães, pais, familiares e pessoas comprometidas com a formação antirracista e a construção de uma sociedade mais justa e equitativa. 



Clique aqui para ver a Fonte do Texto

VEJA MAIS

Tom & Jerry: Uma Aventura no Museu – Filme

(Tom and Jerry: Forbidden Compass)   Elenco: —   Direção: Gang Zhang Gênero: Animação Duração: 104…

Os Donos do Jogo terá irmãs como Tamara e Shanna Garcia – 25/10/2025 – Televisão

Rio de Janeiro Eis a premissa: Suzana e Mirna são irmãs e filhas de Jorge…

Rainha da Sucata: veja como estão os atores da novela 35 anos após a estreia

Rainha da Sucata é um ícone das novelas brasileiras da Globo. Lançada na televisão há…