São Paulo
A atriz Ana Hikari usou as redes sociais para repercutir uma fala apontada como racista do chef de cozinha e jurado do MasterChef (Band) Erick Jacquin.
No reality da última terça (19), quando se aproximou da participante Gloria, que é chinesa, o chef atrelou a nacionalidade dela ao que ela preparava.
“Parece que não é você que fez o cardápio, porque não tem nada de chinês”, disse o francês. A cozinheira rebateu: “Não é porque sou chinesa que não conheço outros pratos”, disse.
Em uma postagem nas redes sociais, a atriz que é japonesa criticou a postura do jurado. “Ai, Jacquin, sinceramente, que comentário racista. Vai comer carambola e tomar banho em seguida, vai…”, escreveu no X.
Procurada, a assessoria de Jacquin não respondeu até a publicação deste texto. A Band também não se pronunciou.
Ana Hikari está na Globo há oito anos. Dentre os trabalhos dela na empresa, destaque para a atuação em “Malhação” (2017), na série “As Five” (2020-2024) e na novela “Família É Tudo” (2024).
OUTROS CASOS
Essa não é a primeira vez que Ana Hikari faz críticas e aponta para casos parecidos.
Em maio, compartilhou um vídeo na web com o posicionamento de uma especialista em cultura nipo-brasileira que acusava o programa Domingão com Huck (Globo) de racismo com uma pessoa amarela.
Ana pedia que a Globo revisse sua postura ao repercutir as cenas que mostravam piadas e chacota com um participante de origem asiática. Procurada, a Globo não se pronunciou naquela ocasião.