A 14 dias da cerimônia do Oscar 2025, Ainda Estou Aqui sofreu mais um revés na disputa entre as produções que concorrem a melhor filme Internacional.
No último domingo (16/2), o longa dirigido por Walter Salles perdeu a categoria no BAFTA, e terminou a corrida ao Oscar sem nenhuma vitória em premiações.
Ainda Estou Aqui concorreu em Melhor Filme Estrangeiro/em Língua Não Inglesa no Globo de Ouro, no Critic’s Choice Awards e também no BAFTA.
Leia também
-
Cinema
Quais as reais chances de Ainda Estou Aqui e Fernanda Torres no Oscar
-
Cinema
Revista prevê uma vitória de Ainda Estou Aqui no Oscar; veja qual
-
Cinema
Ainda Estou Aqui perde BAFTA de melhor filme em língua não inglesa
-
Cinema
Emília Pérez, vencedor do Globo de Ouro, é cercado de polêmicas
Nas duas ocasiões perdeu para Emilia Pérez, filme francês estrelado por Karla Sofía Gascón. As recentes polêmicas envolvendo a estrela do longa pareciam abrir espaço para Ainda Estou Aqui, mas o BAFTA mostrou que a disputa entre os filmes está muito acirrada para o Oscar.



Eunice Paiva (Fernanda Montenegro) no final de Ainda Estou Aqui
Divulgação
Cena de Eunice Paiva (Fernanda Torres) recebendo certidão de óbito em Ainda Estou Aqui
Divulgação
Fernanda Torres interpreta Eunice Paiva em Ainda Estou Aqui
Divulgação
Fernanda Torres em Ainda Estou Aqui
Divulgação
Leia também
-
Cinema
Quais as reais chances de Ainda Estou Aqui e Fernanda Torres no Oscar
-
Cinema
Revista prevê uma vitória de Ainda Estou Aqui no Oscar; veja qual
-
Cinema
Ainda Estou Aqui perde BAFTA de melhor filme em língua não inglesa
-
Cinema
Emília Pérez, vencedor do Globo de Ouro, é cercado de polêmicas
O Globo de Ouro ocorreu antes das polêmicas de Karla Sofia Gascón e o filme conquistou vários prêmios além de Melhor Filme Estrangeiro como Atriz Coadjuvante e Melhor Filme de Musical ou Comédia.
Foi na ocasião também que Fernanda Torres conquistou o prêmio de Melhor Atriz de Drama, abrindo portas para as indicações de Ainda Estou Aqui no Oscar.
O BAFTA era a última esperança de Ainda Estou Aqui de ser escolhido como melhor filme estrangeiro em alguma premiação antes do Oscar.
O último evento de cinema antes da grande noite será o Prêmio do Sindicato dos Atores, conhecido como SAG Awards, que ocorre no dia 23 de fevereiro. Com foco nos atores e atrizes, o SAG deixou Fernanda Torres de fora das indicações e deixou Ainda Estou Aqui de fora da cerimônia.
Diferentemente das outras premiações listadas, o Oscar ainda está com votação aberta e esteve no meio de acontecimentos que podem favorecer Ainda Estou Aqui na corrida por Melhor Filme em Língua Não Inglesa, como a vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro, a estreia mundial de Ainda Estou Aqui nos Estados Unidos e também as polêmicas de Emilia Pérez e Karla Sofia Gáscon.
O Oscar será no dia 2 de março e Ainda Estou Aqui está indicado em três categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, para Fernanda Torres.
Ainda Estou Aqui nas premiações
O filme Ainda Estou Aqui estreou internacionalmente no Festival de Veneza de 2024, um dos mais prestigiados do mundo. Na ocasião, o filme fez parte da seleção oficial e garantiu o prêmio de Melhor Roteiro.
Na campanha para a indicação do longa ao Oscar, Fernanda Torres foi agraciada como Melhor Atriz Estrangeira pela Critics Choice Association no Celebration of Latino Cinema & Television.

A brasileira também foi escolhida como Melhor Atriz de Drama na cerimônia do Globo de Ouro. Na ocasião, ela afirmou que não esperava ganhar o prêmio e que já estava satisfeita apenas por ter sido indicada.
O filme de Walter Salles foi indicado em três categorias do Oscar 2025, que será realizado em 2 de março: Melhor Filme, Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz para Fernanda Torres.