21/11/2025 19:37

  • Home
  • Séries/Filmes
  • Kleber Mendonça Filho compara ‘O Agente Secreto’ com a política atual do Brasil

Kleber Mendonça Filho compara ‘O Agente Secreto’ com a política atual do Brasil

O cineasta Kleber Mendonça Filho continua colhendo o sucesso de seu filme ‘O Agente Secreto’ e, recentemente, ofereceu reflexões profundas sobre a mensagem da obra, ambientada há 50 anos, e sua conexão com a situação política contemporânea do Brasil.

Em uma entrevista ao Deadline, Mendonça Filho discutiu como, apesar de a sociedade ter evoluído, o Brasil viu um retrocesso político alarmante que ecoou o período retratado no longa.

“Acho que, por mais que a sociedade hoje em todo lugar ainda tenha tantas questões para resolver, nós melhoramos como sociedade. O uso de palavras, por exemplo, acho que há palavras muito duras no roteiro, e tive que discutir isso enquanto ensaiávamos e filmávamos o filme”, afirmou.

“Mas, ironicamente, eu sempre achei que estava escrevendo uma peça de época, o que estava, mas por causa do que aconteceu no Brasil nos últimos 10 anos, realmente voltamos no tempo de muitas maneiras”, acrescentou.

‘O Agente Secreto’: Diretor revela se acredita que reação seria diferente no governo Bolsonaro

O cineasta traçou um paralelo direto entre o período da ditadura e a ascensão da extrema-direita, focando no Comitê da Verdade e Reconciliação e seu desmonte:

“Tivemos um presidente [Jair Bolsonaro] que agora está indo para a cadeia. E isso é sobre o Comitê da Verdade e Reconciliação criado por Dilma Rousseff [presidente do Brasil de 2011 a 2016]”, destacou.

“E acho que isso coloca as coisas em perspectiva, porque Dilma Rousseff também foi torturada no início dos anos 70. Ela se tornou presidente e então criou o comitê. Quando ela é deposta, a extrema-direita entra, e então alguém como Jair Bolsonaro basicamente derruba o Comitê da Verdade e Reconciliação dizendo que ‘só os cães procuram ossos’”, acrescentou.

“Então é quase como se eu estivesse escrevendo uma peça de época, mas ao mesmo tempo, me encontrava em uma nova versão contemporânea do Brasil, que na verdade tentava trazer de volta os bons velhos tempos do regime”, afirma.

Por fim, o diretor afirma que a reeleição do Presidente Lula, culminou com um retorno à normalidade democrática.

“Mas, felizmente, agora em 2025 parece um pesadelo pelo qual passamos, e o pesadelo acabou quando [Luiz Inácio Lula da Silva] voltou para seu terceiro mandato. E neste momento, no Brasil, e quero dizer, agora, acho que estamos em uma situação muito boa em termos da reconstrução do pensamento democrático neste país. Estamos de volta a ter um governo que respeita o ideal democrático do país”, concluiu.

‘O Agente Secreto’ pode ter até oito indicações ao Globo de Ouro; saiba mais

Assista à entrevista completa e siga o CinePOP no YouTube:

Wagner Moura, estrela de ‘O Agente Secreto’, fala sobre seus medos em relação à Inteligência Artificial

Além de Wagner Moura, o elenco conta com grandes nomes como Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Alice Carvalho, Roberto Diogenes e Hermila Guedes.  

Crítica | O Agente Secreto – Kleber Mendonça Filho Alcança Seu Melhor em Potente Filme de Roteiro Refinado | CinePOP

O longa, que estreou com grande destaque em festivais internacionais, já acumula importantes prêmios, incluindo o FIPRESCI (Prêmio da Crítica Internacional) de Melhor Filme, o Prix des Cinémas Art et Essai – AFCAE (Prêmio de Cinema de Arte), além de troféus de Melhor Direção para Kleber Mendonça Filho e Melhor Ator para Wagner Moura.

Na estreia mundial, o filme foi aplaudido de pé por 13 minutos, consolidando-se como um dos grandes destaques da temporada.



Clique aqui para ver a Fonte do Texto

VEJA MAIS

A Fazenda 17: Wallas diz ter sofrido bullying por peruca – 21/11/2025 – A Fazenda 17

São Paulo Após deixar A Fazenda 17 na última quinta-feira (20), Wallas Arrais desabafou em…

capítulos da novela de 24/11 a 28/11/2025

Acompanhe o resumo da reprise da novela Rainha da Sucata, que será exibida no Vale…

‘JUJUTSU KAISEN: Execução’ recebe classificação 18 anos no Brasil; Menores de 16 não podem assistir!

A Crunchyroll e a Sony Pictures lançaram o filme ‘JUJUTSU KAISEN: Execução‘ (Jujutsu Kaisen: Execution)…