O cineasta Steven Soderbergh falou recentemente a existência de um filme de ‘Star Wars’ descartado, intitulado ‘Star Wars: The Hunt for Ben Solo’ (A Caçada por Ben Solo), que seria estrelado por Adam Driver (repetindo seu papel como Ben Solo/Kylo Ren) e se passaria após os eventos de ‘A Ascensão Skywalker’.
Segundo o Deadline, a declaração de Soderbergh ocorreu após Adam Driver revelar o projeto em entrevista à Associated Press. O diretor usou a plataforma Bluesky para dar mais detalhes:
“Para deixar registrado, eu não gostei de ter que mentir sobre a existência de The Hunt for Ben Solo, mas realmente precisava permanecer em segredo… até agora!”, escreveu Soderbergh.
Ele também revelou um fato inédito sobre o processo de aprovação na franquia: “Além disso, após a situação com HFBS (The Hunt for Ben Solo), perguntei a [Presidente da Lucasfilm] Kathy Kennedy se a Lucasfilm já havia entregado um roteiro de filme finalizado à Disney para aprovação e ele tinha sido rejeitado. Ela disse que não, que essa foi a primeira vez”,
Segundo relatos, o roteiro, escrito por Scott Z. Burns, foi bem recebido pela Lucasfilm, mas vetado pelos executivos da Disney, Bob Iger e Alan Bergman, que não viam como Ben Solo poderia estar vivo após os eventos do Episódio IX.
Anteriormente, Soderbergh havia lamentado o cancelamento, dizendo à Associated Press: “Eu realmente gostei de fazer o filme na minha cabeça. Só lamento que os fãs não poderão vê-lo”.
‘Star Wars’: Laurence Fishburne, astro de ‘Matrix’, fala sobre possibilidade de integrar épica saga
Adam Driver, que interpretou Kylo Ren na trilogia sequela, confirmou que o projeto não irá mais adiante e detalhou o que aconteceu.
“Eu sempre tive interesse em fazer mais um Star Wars”, disse o ator, conforme o Deadline. “Desde 2021, eu vinha conversando sobre isso. A Kathleen [Kennedy, presidente da Lucasfilm] entrou em contato. Sempre disse: com um ótimo diretor e uma boa história, eu toparia na hora. Eu amava aquele personagem e adorava interpretá-lo”.
Driver revelou que o conceito do filme foi transformado em um roteiro escrito pelo aclamado diretor Steven Soderbergh, que ele descreveu como: “Um dos roteiros mais incríveis que já li em toda a minha carreira”.
O roteiro foi apresentado à Lucasfilm, que “adorou a ideia e entendeu o ‘motivo e a abordagem’ proposta para trazer Ben Solo de volta”. No entanto, a proposta não passou pelo crivo dos executivos da Disney.
“Quando a proposta foi levada aos executivos da Disney, Bob Iger (CEO) e Alan Bergman disseram ‘não’. Eles não conseguiam ver como Ben Solo poderia estar vivo. E foi isso. Acabou por ali”, destacou Driver.
O filme se chamaria provisoriamente ‘The Hunt for Ben Solo’. “Mas esse projeto não existe mais, então finalmente posso falar sobre ele”, lamentou o ator.
Steven Soderbergh reagiu ao cancelamento com bom humor: “Gostei muito de fazer o filme… na minha cabeça. Só lamento que os fãs não poderão vê-lo”.
‘Star Wars’: Mark Hamill volta a comentar possibilidade de reprisar papel como Luke Skywalker
Lembrando que a segunda e última temporada de ‘Andor’, a mais recente adição ao universo ‘Star Wars’, já está disponível para streaming no catálogo do Disney+.
Relembre o trailer:
Além de Diego Luna, o elenco conta com Genevieve O’Reilly, Adria Arjona (‘Esquadrão 6’), Denise Gough (‘Guerrilla’), Stellan Skarsgård (‘Chernobyl’), e Kyle Soller (‘The Titan’). Ewan McGregor também pode reprisar seu papel como Obi-Wan Kenobi, enquanto Andy Serkis volta como Snoke.
O’Reilly reprisa seu papel como a membro-chefe da Aliança Rebelde, Mon Mothma, personagem que representou pela primeira vez em ‘Star Wars: A Vingança dos Sith’ (2005) e depois em ‘Rogue One‘ (2016).
Nicholas Britell é responsável pela trilha sonora. Ele é conhecido por inúmeros projetos de grande aclame no cinema e na televisão. Ele recebeu duas indicações ao Oscar por seu trabalho em ‘Moonlight: Sob a Luz do Luar’ e em ‘Se a Rua Beale Falasse’. Além disso, conquistou um Emmy Award por sua magnífica trilha para o ovacionado drama ‘Succession’, onde trabalhou na primeira e na segunda temporadas. Seus outros créditos incluem ‘A Grande Aposta’, ‘Vice’, ‘Cruella’ e ‘Não Olhe para Cima’.