Depois de alcançar sucesso com a adaptação de ‘É Assim que Acaba’, Colleen Hoover teve os direitos de seu outro romance best-seller adquiridos pela Paramount Pictures e pela Constantin Film – chegando aos cinemas nacionais em breve sob o título ‘Se Não Fosse Você’.
A trama acompanha Morgan (Allison Williams) e Clara Grant (Mckenna Grace), mãe e filha que veem seu sólido relacionamento passar por uma montanha-russa de emoções após um trágico acidente de carro que tirou a vida de Chris (Scott Eastwood), marido de Morgan e pai de Clara, e Jenny Davidson (Willa Fitzgerald), irmã de Morgan e tia de Clara. Navegando pelo luto ao lado de Jonah (Dave Franco), esposo de Jenny que agora se tornou pai viúvo, Morgan e Clara singram pelas atribulações da vida conforme mentiras vêm à tona e ambas encontram uma maneira de reencontrar a felicidade mesmo nas horas mais sombrias.
Dirigido por Josh Boone, mesmo nome por trás do popular filme ‘A Culpa é das Estrelas’, o longa-metragem mergulha de cabeça nos tropos e nos convencionalismos das histórias de romance de maneira indesculpável – motivo pelo qual funciona, mesmo recheado de clichês e fórmulas bastante conhecidas. Williams e Grace são as verdadeiras estrelas do projeto, explorando os dilemas intergeracionais que explodem da relação mãe-filha e que permite que ambas brilhem a seu modo, tanto juntas quanto separadas. Grace, que vem ganhando popularidade considerável no cenário do entretenimento (incluindo um recém-escalado papel em ‘Jogos Vorazes: Amanhecer na Colheita’), domina os holofotes e desfruta de uma sólida química com Mason Thames, que interpreta o interesse amoroso de Clara, o jovem Miller Adams.
Franco, Fitzgerald, Eastwood e o restante do elenco secundário fazem um bom trabalho ao se comprometerem com as performances – mostrando que, de fato, a competência do time de artistas é o melhor aspecto do projeto. É claro que, por vezes, a direção de Boone e o roteiro de Susan McMartin peca em exageros desnecessários e algumas “barrigas” que mancham o ritmo do longa (o que mostra que as quase duas horas de tela poderiam ter sido reduzidas sem muitos problemas). Entretanto, a honestidade do enredo e a despreocupação com ousadias pedantes e arriscadas garantem a atenção do público e nos guiam por uma jornada tour-de-force cujas mensagens positivas e cuja sinceridade são o suficiente para diluir o melodrama e nos arrancar algumas lágrimas.
‘Se Não Fosse Você’ chega aos cinemas nacionais em 23 de outubro. A crítica completa sai no dia 22 de outubro, às 14h.