O Presidente dos EUA, Donald Trump, voltou a afirmar que irá implementar uma tarifa punitiva sobre filmes produzidos fora do país. Trump acusa outros países de terem “roubado” a indústria cinematográfica americana.
“Nossa indústria cinematográfica foi roubada dos Estados Unidos da América por outros países, como se estivessem ‘tirando doce de uma criança’. A Califórnia, com seu governador fraco e incompetente, foi especialmente afetada”, escreveu Trump nesta segunda-feira em sua plataforma Truth Social, segundo a Variety.
“Portanto, para resolver esse problema antigo e interminável, vou impor uma tarifa de 100% sobre todos os filmes que forem feitos fora dos Estados Unidos. Obrigado pela atenção a esse assunto”, concluiu.
Donald Trump diz que é “inviável” PAGAR direitos autorais para treinar IA
Trump já havia feito promessas semelhantes em maio, quando afirmou que as produções estrangeiras representavam uma “ameaça à segurança nacional”, alegando que elas não só atraem cineastas para outros mercados, mas também trazem “mensagens e propaganda” para dentro dos EUA.
As declarações ignoram as razões financeiras que levam as produções a deixarem Hollywood. Por motivos de custo, diversos projetos buscam incentivos fiscais mais atrativos em países como Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia, onde filmar se torna mais barato.
Além disso, grandes produções, como ‘Duna’ e ‘Odisseia’, exigem locações reais, forçando filmagens no exterior.
A promessa de taxação gerou forte oposição e debate, especialmente do Governador da Califórnia, Gavin Newsom, citado por Trump.
Newsom tem trabalhado ativamente para ampliar os incentivos fiscais no estado, incluindo créditos para filmes, com o objetivo de reverter a perda de produções em Los Angeles.