Créditos: Rubens Chiri / São Paulo FC |
O YouTube anunciou nesta quarta-feira (21) números expressivos relacionados às transmissões do Paulistão e da Copinha 2025, em parceria com a CazéTV. Segundo a plataforma, mais de 40 milhões de usuários únicos acompanharam os torneios, com mais de 75% desse público concentrado na faixa etária de 18 a 44 anos.
Esse recorte demográfico reforça o apelo do YouTube junto às gerações mais jovens e aponta oportunidades para marcas interessadas em rejuvenescer suas audiências. “A consolidação desse comportamento do consumidor é reflexo da flexibilidade e da acessibilidade que a plataforma oferece, com forte presença do conteúdo ao vivo, mas também dos reacts, melhores momentos, mesas redondas e outros tipos de produções sob demanda”, explicou Gustavo Souza, diretor de Produtos e Soluções Publicitárias do Google.
Em 2024, os brasileiros assistiram a cerca de 2 bilhões de horas de conteúdos relacionados ao futebol no YouTube — entre transmissões ao vivo, vídeos de influenciadores, melhores momentos e até conteúdos casuais sobre a prática do esporte. O número representa um crescimento de 20% em relação a 2023.
Outro dado de destaque é o avanço das TVs conectadas (CTVs) como principal meio de consumo de futebol na plataforma. O tempo de exibição de vídeos de futebol nesses aparelhos cresceu 35% em 2024, e o YouTube já responde por 57% de todo o tempo de consumo nessas telas. Atualmente, 60% dos lares brasileiros possuem uma CTV, e 45% de todo o tempo de visualização de futebol na plataforma já ocorre nesses dispositivos.
No caso específico do Paulistão e da Copinha 2025, mais de 65% do tempo de visualização aconteceu via TVs conectadas. A CazéTV, parceira do YouTube na transmissão dos torneios, atingiu a marca de 350 milhões de visualizações e cerca de 140 milhões de horas assistidas.
A final do Paulistão 2025, disputada entre Corinthians e Palmeiras, foi um dos grandes momentos da temporada digital. A transmissão registrou o terceiro maior pico de audiência simultânea da história da CazéTV até março deste ano, com 6 milhões de espectadores assistindo ao mesmo tempo.
Os dados divulgados reforçam o papel cada vez mais central do YouTube no consumo de conteúdo esportivo no Brasil, especialmente com a popularização das TVs conectadas e o engajamento de uma audiência jovem e digitalizada.