Após o sucesso em “Beleza Fatal”, da plataforma Max, Camila Pitanga está de volta à TV aberta. A atriz estreia na próxima segunda-feira, 28 de abril, na nova novela das sete da Globo, “Dona de Mim”, substituindo “Volta por Cima”.
Festa de lançamento de “Dona de Mim” bomba!
No novo trabalho, ela interpreta Ellen, uma mulher que enfrenta uma dura batalha contra o câncer do colo do útero — doença que leva à sua morte logo no início da trama.
A atriz de 47 anos descreveu a experiência como intensa e reflexiva. “É uma personagem que me exigiu pensar sobre a finitude, pensar sobre que condição é essa da mulher brasileira quando pensa no câncer do colo de útero”, declarou Camila, primeiramente, em entrevista ao “Fantástico”, exibida no domingo, 20.
A vivência de Camila Pitanga
Para compor Ellen, Camila mergulhou na realidade de pacientes oncológicos. Desse modo, ela visitou o Instituto Nacional do Câncer (INCA) e teve conversas emocionantes com mulheres que vivem a realidade retratada na novela.
“Fui ver o trabalho de excelência que eles fazem”, destacou a atriz, em seguida. Ela também demonstrou gratidão pelas histórias compartilhadas pelas pacientes: “Eu preciso agradecer às pacientes que tiveram a generosidade de conversar comigo e de mostrar a sua batalha, a sua luta e a sua fé. Porque esse é um tema da nossa novela”.
Vale ressaltar que esse é o primeiro papel fixo de Camila Pitanga em uma novela da Globo desde “Velho Chico” (2016). A volta da atriz marca também um novo momento da emissora, que atualmente exibe três novelas protagonizadas por mulheres negras. Camila refletiu sobre essa transformação: “Os novos tempos são hoje e o que a gente faz agora”, disse ela, por fim.
Com texto de Rosane Svartman, “Dona de Mim” aposta em um equilíbrio entre humor e questões sociais. Cláudia Abreu, que vive a personagem Filipa, destacou essa proposta da novela: “Tem Alzheimer, tem maternidade de diferentes tipos, tem luto”. A atriz apontou que, mesmo sendo uma trama leve, o folhetim não hesita em discutir assuntos sensíveis com profundidade.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
Outro destaque da produção é Clara Moneke, que volta a trabalhar com Rosane Svartman após protagonizar “Vai na Fé” (2023). Na nova história, ela interpreta Leona, conhecida como Leo, uma jovem batalhadora e determinada a sustentar a família com criatividade e coragem.
Clara se identificou de imediato com o papel: “Eu sou completamente truqueira também, sempre fui! Gente, mulher brasileira, vim de baixo. Se a gente não for truqueira, a vida dá o truque na gente! Eu vim de uma família muito ágil, a gente sempre teve que vencer”.
Ambientada no tradicional bairro de São Cristóvão, zona norte do Rio de Janeiro, “Dona de Mim” terá como cenário principal a fábrica de Abel (Tony Ramos), além das casas dos protagonistas Leona e Marlon (Humberto Morais). A trama promete explorar o cotidiano de brasileiros comuns, sem abrir mão da emoção, dos conflitos familiares e da representatividade.
Os melhores momentos do BBB 25 você encontra no Kwai.
A estreia está marcada para o dia 28 de abril, com a missão de manter a audiência no horário das 19h, trazendo temas importantes à tona com leveza e humanidade.